Pop arte: marketing de massa
Pop Art: marketing de massa Andy Warhol é considerado o pai da Arte Pop. Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo experimentou mudanças econômicas poderosas que repercutiram no comportamento das pessoas. O tema central de Andy foi o retrato, principalmente de personalidades famosas do cinema e da política. A Arte Pop reflete um estilo de vida que cresceu depois da guerra. Garrafas de Coca-Cola, latas de sopa, escovas de dente, objetos do cotidiano, tudo foi retratado por Andy na forma de uma pintura com cores carregadas e nem sempre realistas, apresentando esses produtos vulgares como arte. Retratando figuras com Marylin Monroe, Elvis Presley, Che Guevara, Mao-Tse-Tung e outros, tornou-se ele também um ícone dessa cultura de massa. Era o começo de uma integração de classes? Jamais, mas promoveram uma espécie de inclusão das massas em um novo estágio; muito do que era considerado brega, virou moda, e já que tanto o gosto, como a arte tem um determinado valor e significado conforme o contexto histórico em que se realiza, a Pop Art proporcionou a transformação do que era considerado vulgar, em refinado, e aproximou a arte das massas, desmistificando, já que se utilizava de objetos próprios delas, a arte para poucos.
O Pop Art desenvolveu-se lá pela década de 50, nascendo simultaneamente na Inglaterra e Estados Unidos, pregando “valores” de contestação da sociedade do consumo - uma forma de “lutar” pela preservação dos valores da cultura popular. Após estudar os símbolos e produtos e pessoas (leia-se celebridades) do mundo da propaganda (sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos), passaram a transformá-los em tema de suas obras. Este conceito espalhou-se mundo afora, influenciando inclusive artistas brasileiros, que “adaptaram” à realidade nacional, mostrando o dia-a-dia do homem na multidão, bem como sua solidão intrínseca. É o que eles chamavam de "pegar o espectador pelo pescoço e fazê-lo pensar".
Celebridades
A arte inspirada na publicidade - marca de uma época
Uma das principais e marcantes características do Por Art é a sua aproximação com as massas, uma espécie de busca por apoio, mas também a busca por repertório, pois, para criticar o consumo da elite, era necessário criar um repertório típico das massas, alinhado com sua cultura, seu perfil de consumo e suas histórias – o futebol é um dos temas mais presentes no Brasil, bem como outras manifestações coletivas, como o carnaval e até meios de transporte de massa, como ônibus e metrô.
Série Futebol 3, 1966- José Roberto Aguilar
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