POP ART e Propaganda








Um dos cinco temas pintados para propaganda
do sabão Omo
A Pop-Art é um estilo artístico que surgiu no final dos anos 50 e está baseado no reprocessamento de imagens populares e de consumo, estando intimamente ligado ao trabalho publicitário.

No Brasil, encontrou seu maior expoente em Romero Britto, que afirma já haver pintado 5.000 telas, espalhadas por 70 países.

PEÇAS

.Another Kiss (Outro beijo)

Alegres e coloridas, as telas de Romero Britto decoram a casa de dezenas de celebridades. A lista é variada: de Arnold Schwarzenegger e Madonna a Bill Clinton, Carlos Menem e Ted Kennedy; de Andre Agassi e Michael Jordan a Xuxa e Paloma — esta, filha de Pablo Picasso. Seus quadros são vendidos por até US$ 120 mil.

Mais bem-sucedido no Exterior, Britto tem investido em outras áreas. Já criou peças publicitárias para Pepsi-Cola, Disney, IBM e Apple. Sua obra vem sendo usada em embalagens, na moda e até em carros.

Dono de um traço quase infantil, Britto produz pinturas a óleo explorando formas geométricas ou figuras de sua preferência, como corações ou animais, sempre com cores vivíssimas. Faz sucesso justamente porque sua obra dá vida a qualquer espaço ou objeto.

Best Buddies (Grandes companheiros)


Romero Britto tornou-se conhecido quando o executivo de uma marca de vodca teve a idéia de transportar suas imagens para uma peça publicitária.

"Foi meu pulo-do-gato", lembra o pernambucano de 38 anos que, em 1990, foi passar férias na casa de um amigo em Miami e acabou ficando por lá.

No começo, vendia as telas na rua, exatamente como fazia no Recife. Veiculado em 63 revistas, o anúncio abriu as portas para Britto. Operário e operoso, estima ter pintado 5 mil telas, que são vendidas em 70 países.

Hoje em dia, 80% de seu trabalho é encomendado: de retratos das cantoras Gloria Estefan e Whitney Houston a selos para as Nações Unidas. Cobra de 8% a 15% nos contratos de licenciamento, com os quais faturou, no último ano, US$ 2 milhões.

Casado com uma americana, pai de um adolescente de 14 anos, Britto sente-se em casa nos Estados Unidos. Tanto é que foi o único artista brasileiro a participar da Cow Parade, evento que, em 2000, espalhou 500 esculturas de vacas em tamanho natural nas ruas de Nova York.

Mother and Child (Maternidade)


O trabalho de Romero Britto é puro entretenimento. É por isso que faz sucesso em propaganda", afirma Lourenzo Mammi, professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

"Ele pinta quadros divertidos, mas sem nenhuma expressão artística. É um ilustrador", detona Agnaldo Faria, curador da Bienal de Arte de São Paulo. "Jamais faria parte de uma mostra como a Bienal, porque não leva as pessoas a pensar, como é o objetivo de qualquer trabalho artístico."

Dono de galerias no Brasil e nos EUA, o artista abriu recentemente um restaurante temático em Miami. O mote, claro, são suas obras.

fonte: http://www.pitoresco.com.br/espelho/valeapena/romerobrito/romerobrito.htm

posted under |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem somos

Sou aluna de publicidade e propaganda da Faculdade Integrada do Ceará no 7º semestre, Sou Web Designer e Designer Gráfico, trabalho com a aréa de eventos. Estudo muito sobre mobile marketing e midias digitais, por isso fiz esse blog, para quem gosta da área.

Seguidores


Recent Comments