Surgimento do Pop Art
Foi através de um grupo britânico de discurssões chamado independent group que surgiu o pop art. Um movimento artístivco originário da união de publicitários arquitetos e críticos da época que realizavem reuniões a fim de discutir sobre assuntos que diziam respeito a arte moderna.
Os integrantes que faziam parte dessa aliança uniram-se também na intenção de estudar e analisar símbolos, celebridades e produtos divulgados pela publicidade da década de 50, a qual representava a cultura de massa e o cotidiano. O termo POP ART foi utilizado pela primeira vez na inglaterra pelos críticos ingleses Reyner Banhan e Lawrence Alloway quando propuseram o termo popular art para se referir a um conjunto de imagens e representações surgidas nos novos âmbitos do mass media do cotidiano e da publicidade daquela época e não a uma tendência artística que estivesse em evidência.
Os representantes deste estilo artístico utilizavam como iconografia principal em suas obras, elementos que eram divulgados pelas mídias e publicidade. Embalagens, automóveis, aviões de guerra eram alguns dos elementos de consumo e desejo da população, representados na composição das telas de diversos artistas do movimento pop art. Analisando com atenção a obra do artista Peter Blake (On the Balcony) fica bem clara a utilização de diversos objetos de consumo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário